Ícone do site dfilitto

Guia Completo de Como Instalar e Usar o Composer no Windows

blur business close up code

Photo by Pixabay on Pexels.com

O post Guia Completo de Como Instalar e Usar o Composer no Windows ensina como instalar e usar o Composer. Além disso o post demonstra como criar um projeto PHP básico utilizando o Composer.

Instalação do Composer no Windows

Para instalar o Composer no Windows basta seguir os seguintes passos:

  1. Instale o PHP no seu computador. Recomendamos usar o XAMPP para este propósito, já que o processo é simples e direto, e você pode executá-lo em alguns minutos.
  2. Assim que o XAMPP estiver instalado, faça o download da versão mais recente do Composer.
  3. Rode o instalador do Composer. Quando ele pedir para você ativar o modo desenvolvedor, ignore e continue com o processo de instalação
  4. Outra janela vai aparecer e pedir para você localizar a linha de comando PHP. Por padrão, ela pode ser encontrada em C:/xampp/php/php.exe. Depois de especificar a localização, clique em Next (Próximo).
  5. Então serão requisitadas as Configurações de Proxy (Proxy Settings). Deixe a caixa desmarcada e pule esta parte ao clicar em Next. Depois, na última janela, escolha Install (Instalar).
  6. Depois de concluir a instalação, abra o prompt de comando. Para abri-lo, pressione CTRL + R, digite cmd e pressione o botão OK.
  7. No prompt de comando, digite o seguinte comando:composer

Ótimo trabalho! Você instalou o Composer em seu computador com Windows. O instalador automaticamente se encarrega de adicionar Composer a sua variável PATH. Você pode abrir o prompt de comando e executar o Composer a partir de qualquer lugar.

Como Gerar e Entender o composer.json

Agora vem a parte interessante – usar o Composer pela primeira vez em seu projeto PHP.

Para conseguir isso, é necessário gerar um arquivo composer.json para o projeto. Este arquivo pode ser considerado como uma lista de pesquisa para o Composer. Ele só irá baixar os pacotes (dependências) para o seu projeto que são mencionados neste arquivo.

Observe que ele também verifica a compatibilidade de versão dos pacotes com seu projeto. Isto significa que se você estiver usando um pacote mais antigo em seu projeto, o arquivo composer.json o informará para evitar qualquer inconveniente futuro.

Você também tem a opção de criar e atualizar o arquivo composer.json. Mas visto que este é um tutorial sobre automatização de tarefas redundantes, pode ser um pouco irônico para você criar o arquivo manualmente.

Vamos demonstrar a utilidade do composer.json criando um projeto de amostra.

Nosso projeto é um simples temporizador PHP, para os desenvolvedores que querem descobrir quanto tempo um pedaço de código específico leva para executar. Isso é altamente útil para fins de depuração e otimização.

Para fazer isso, siga estas etapas:

mkdir phptimer
cd phptimer
composer require phpunit/php-timer

output vai mostrar a versão do phpunit/php-timer:

sing version ^5.0 phpunit/php-timer

O acento circunflexo (^) é definido como a opção para maior interoperabilidade. Isso significa que o Composer sempre vai atualizar o pacote até que uma certa versão quebre-o de alguma maneira.

Depois de executar o comando acima, o Composer criará dois novos arquivos – composer.json e composer.lock – no diretório do projeto, além de uma nova pasta chamada vendor. O diretório do fornecedor é onde o Composer armazenará todos os seus pacotes e dependências.

Criando o projeto principal e utilizando o Script de Carregamento Automático

Agora que você já criou a pasta de seu projeto, adicionou a biblioteca que irá utilizar no mesmo. Falta apenas criar o arquivo principal.

Abra seu editor de texto favorio e crie o arquivo demo.php na pasta de seu projeto com o seguinte conteúdo:

<?php

require __DIR__ . '/vendor/autoload.php';

use SebastianBergmann\Timer\Timer;

$timer = new Timer;

$timer->start();

foreach (\range(0, 100000) as $i) {
    // ...
}

$duration = $timer->stop();

var_dump(get_class($duration));
var_dump($duration->asString());
var_dump($duration->asSeconds());
var_dump($duration->asMilliseconds());
var_dump($duration->asMicroseconds());
var_dump($duration->asNanoseconds());

?>

O código que esta fazando o carragamento automático das bibliotecas que você instalou é o comando

require 'vendor/autoload.php'

Por meio desse comando o arquivo demo.php irá efetuar o carregamento automático de todas as bibliotecas que você adicionar em seu projeto.

Para testar seu projeto, você deve estar dentro da pasta do projeto, basta digitar “php demo.php” no terminal e você conseguirá ver o seguinte resultado em sua tela:

string(32) "SebastianBergmann\Timer\Duration"
string(9) "00:00.004"
float(0.0046626)
float(4.6626)
float(4662.6)
float(4662600)

Como Atualizar as dependências do seu Projeto

Tudo o que resta é para você saber como atualizar seus pacotes quando necessário. Isso pode ser feito de duas maneiras:

composer update
composer update vendor/package vendor2/package2

Lembre-se de substituir o vendor/package pelo nome do pacote que você deseja atualizar.

Ao executar o comando update, o Composer também atualiza os arquivos composer.json e composer.lock para que correspondam ao estado atual das dependências do projeto.

Conclusão

Composer ajuda os desenvolvedores a gerenciar as dependências dos seus projetos PHP. Graças a esse software, eles facilmente podem integrar e gerenciar arquivos de código aberto num único lugar.

E o que é ótimo é que o Composer também pode lidar com as dependências de modo individual para cada projeto. Com isso, os desenvolvedores podem controlar pacotes para cada projeto e manter o tamanho do projeto sob controle.

Super dicas

Quer aprender muito mais sobre programação? Então se inscreva no curso PHP básico.

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

Artigo adaptado de Hostinger Tutoriais.

Sair da versão mobile