Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.
Exercícios em Java – Jogo da adivinhação
Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá adivinhar uma charada com base em uma dica. Caso o mesmo acerte deverá ser exibido uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador deverá ser exibido uma mensagem de consolo para o jogador.
Regras para implementar o projeto:
- O projeto deve ser implementado em modo texto;
- Deverá ser criado uma classe denominada Charada que representará a charada. A classe deverá possuir a propriedade dica, a propriedade resposta e dois construtores. Um construtor que inicie as propriedades com um valor padrão (texto em branco) e um outro construtor para iniciar as propriedades com valores definidos pelo usuário.
Resposta do exercício
Classe Charada
package jogodacharada;
public class Charada {
public Charada(){
this.setDica("");
this.setResposta("");
}
public Charada(String dica, String resposta){
this.setDica(dica);
this.setResposta(resposta);
}
private String Dica;
private String Resposta;
public String getDica() {
return Dica;
}
public void setDica(String Dica) {
this.Dica = Dica;
}
public String getResposta() {
return Resposta;
}
public void setResposta(String Resposta) {
this.Resposta = Resposta;
}
}
Programa principal
package jogodacharada;
import java.util.Scanner;
public class JogoDaCharada {
public static void main(String[] args) {
// TODO code application logic here
Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in);
Charada charada = new Charada("Quanto menos luz mais eu apareço. Quem eu sou?","Escuridaescuridãoo");
String entrada;
System.out.println("Jogo da adivinhação");
System.out.println("Teste sua sorte e tente descobrir a resposta a essa incrível charada");
System.out.println("Dica: "+charada.getDica());
System.out.print("Resposta: ");
entrada = userInputScanner.nextLine();
if (entrada.equalsIgnoreCase(charada.getResposta())){
System.out.println("Parabens!!!! Você acertou");
}else{
System.out.println("Que pena!!!!! A resposta correta é: "+charada.getResposta());
}
}
}
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.

