Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.
Exercícios em Java – Jogo da adivinhação
Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá adivinhar uma charada com base em uma dica. Caso o mesmo acerte deverá ser exibido uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador deverá ser exibido uma mensagem de consolo para o jogador.
Regras para implementar o projeto:
- O projeto deve ser implementado em modo texto;
- Deverá ser criado uma classe denominada Charada que representará a charada. A classe deverá possuir a propriedade dica, a propriedade resposta e dois construtores. Um construtor que inicie as propriedades com um valor padrão (texto em branco) e um outro construtor para iniciar as propriedades com valores definidos pelo usuário.
Resposta do exercício
Classe Charada
package jogodacharada; public class Charada { public Charada(){ this.setDica(""); this.setResposta(""); } public Charada(String dica, String resposta){ this.setDica(dica); this.setResposta(resposta); } private String Dica; private String Resposta; public String getDica() { return Dica; } public void setDica(String Dica) { this.Dica = Dica; } public String getResposta() { return Resposta; } public void setResposta(String Resposta) { this.Resposta = Resposta; } }
Programa principal
package jogodacharada; import java.util.Scanner; public class JogoDaCharada { public static void main(String[] args) { // TODO code application logic here Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in); Charada charada = new Charada("Quanto menos luz mais eu apareço. Quem eu sou?","Escuridaescuridãoo"); String entrada; System.out.println("Jogo da adivinhação"); System.out.println("Teste sua sorte e tente descobrir a resposta a essa incrível charada"); System.out.println("Dica: "+charada.getDica()); System.out.print("Resposta: "); entrada = userInputScanner.nextLine(); if (entrada.equalsIgnoreCase(charada.getResposta())){ System.out.println("Parabens!!!! Você acertou"); }else{ System.out.println("Que pena!!!!! A resposta correta é: "+charada.getResposta()); } } }
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.