Ícone do site dfilitto

O que são DDL, DML, DCL e TCL

photo of code projected over woman

Photo by ThisIsEngineering on Pexels.com

Quem trabalhar com banco de dados já deve ter ouvido as siglas DDL, DML, DCL e TCL, e em algum momento parou para se perguntar o que elas significam. O post O que são DDL, DML, DCL e TCL explica de maneira direta o que cada sigra representa e quais ações estão relacionadas com cada uma delas.

O que são DDL, DML, DCL e TCL

DDL

DDL é o nome abreviado da Data Definition Language, que lida com esquemas e descrições de banco de dados, de como os dados devem residir no banco de dados.

DML

DML é um nome abreviado da Data Manipulation Language que lida com a manipulação de dados e inclui as instruções SQL mais comuns, como SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, etc., e é usado para armazenar, modificar, recuperar, excluir e atualizar dados no banco de dados.

DCL

DCL é o nome abreviado da Data Control Language, que inclui comandos como GRANT e, principalmente, relacionados a direitos, permissões e outros controles do sistema de banco de dados.

TCL

TCL é um nome abreviado de Transaction Control Language que lida com transações dentro de um banco de dados.

Super dicas

Quer aprender muito mais sobre programação? Então se inscreva no curso PHP básico.

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

Sair da versão mobile