Ícone do site dfilitto

Computador imerso em óleo mineral

Caso você utilize seu PC para jogar ou fazer edições de música, vídeo e imagem já deve ter enfrentado problemas com o aquecimento dos componentes da máquina. A forma mais comum para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador é através de um cooler. Os tipos de coolers mais comuns, são: o Air-Cooler, que usa o ar para refrigeração, e o Water Cooler (resfriamento líquido), que funciona com um sistema à água. Porém, existe uma técnica bastante incomum para manter seu computador a uma temperatura adequada, que é colocando-o dentro de um recipiente cheio de óleo mineral.

Computador imerso em óleo mineral

Os alunos (Giovana Dos Santos Pessoa, Alexsander Lucas Da Silva, Paulo Kron) da turma 39 do curso técnico de informática do Senac Presidente Prudente montaram um computador dentro de um recipiente de vidro imerso em óleo Mineral.

Essa façanha teve como objetivo colocar em pratica todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e construir um microcomputador personalizado com um sistema de refrigeração otimizado.

A grande vantagem apresentada no uso do óleo mineral é a sua capacidade de absorver o calor sem a necessidade de ventilar as peças do microcomputador.

Materiais utilizados

Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado os seguintes materiais:

Processo de montagem

O vídeo demonstra topo o processo ocorrido durante a montagem do microcomputador. O vídeo também ilustra outros computadores que utilizam o mesmo processo de resfriamento.

As imagens ilustram o processo de montagem da máquina. Tanto o vídeo quando as fotos foram produzidas pelos próprios alunos.

Facebook dos alunos:

https://www.facebook.com/giovana.dossantos2

https://www.facebook.com/alexsander.lucas.3154

https://www.facebook.com/paulo.kron.73?fref=ts

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Sair da versão mobile