A fonte de energia do computador ou, em inglês, PSU (Power Supply Unit — Unidade de Alimentação de Energia), é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador. Essa peça gera valores que variam entre 12, 5 e 3,3 volts.
Como é uma fonte de energia por dentro
1. Bobina de filtragem
O grande número de componentes próximos uns dos outros pode acabar causando interferências entre eles, o que prejudicaria o funcionamento não só da fonte, mas de todo o computador. Essa bobina ajuda a filtrar os sinais elétricos, os tornando mais estáveis e menos propensos a problemas.
2. Transformador
O transformador é o responsável por transformar a corrente que chega pela tomada com 110 ou 220 volts em tensões menores, de 12 ou 5 volts, por exemplo. Os modelos atuais são mais compactos porque conseguem trabalhar com alta frequência.
3. Ponte retificadora
A ponte retificadora é um conjunto de quatro diodos responsável por transformar a corrente alternada (AC) em corrente direta (DC). No final do processo, a polaridade também é padronizada. O tamanho dela é proporcional à capacidade da fonte de energia.
4. Capacitores de suavização
Os capacitores são os responsáveis por controlar a saída de energia da ponte retificadora. Eles carregam e descarregam alternadamente, conforme a corrente que passa por eles. Graças a isso, a energia que chega da rede elétrica com oscilações é transferida aos componentes do seu computador relativamente estável. Esses capacitores estão presentes em todas as fontes de energia, mas nos modelos mais simples e baratos eles possuem baixa qualidade e fazem um trabalho menos eficiente.
Uma fonte de energia precisa de um sistema de refrigeração próprio, responsável por mantê-la funcionando adequadamente. Ele é composto por diversos dissipadores de calor (em alumínio) espalhados pela fonte — que podem variar de posição conforme o modelo — e uma ventoinha.
Quanta energia consome um computador?
As fontes-padrão do mercado trabalham com uma média de 70% de eficiência máxima, ou seja, o valor correspondente na etiqueta nunca é o valor real de energia que ela fornece. Para que o computador funcione sempre em sua plena capacidade, é necessário verificar quanto os componentes estão consumindo.
Faça as contas e veja se a sua fonte de energia está de acordo com o consumo. O calculo deve ser feito da seguinte maneira: selecione os componentes, some o valor e multiplique por 1,5. Assim, você saberá o consumo aproximado de sua máquina.
Material retirado de Tecmundo
Super dicas
Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.
Acesse a página cursos para conhecer todos os nossos cursos.
Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.
Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.
Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.