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Gamificação na educação

Gamificação


A gamificação está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional, mas como será que funciona a gamificação na educação?

O post Gamificação na educação apresenta o conceito de gamificação, quais são seus principais benefícios e como inclui-la no processo de ensino e aprendizagem.

O que é gamificação?

Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, Gamificação é a aplicação dos elementos presentes nos jogos em atividades de não jogos, ou seja, a gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios, etc.) para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais.  Essa prática ainda conta com a presença constante das características inerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação).

Quais são os principais benefícios?

A utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à superação do desinteresse dos estudantes em sala. Como por exemplo:

Além dos benefícios listados acima, a gamificação também pode ser uma oportunidade de aproximar os pais da realidade escolar de seu filho.

Qual é a melhor forma de incluir a gamificação na educação?

Uma das melhores formas de incluir a gamificação no processo de ensino-aprendizagem é a partir do uso de dinâmicas formadas por missões/desafios para os estudantes. Também é possível fazer uso de recompensas para motivar e engajar os alunos na execução das atividades.

Para criar dinâmicas cativantes é de fundamental importância que o professor:

O professor também pode utilizar softwares e plataformas que facilitem a construção das dinâmicas que serão utilizadas em sala, como por exemplo a plataforma cram e matchthememory.

Outra opção é firmar uma parceria com um Sistema de Ensino, com materiais didáticos atualizados e tecnologia educacional relevante. Nesta parceria, a escola, além de ter o suporte da assessoria pedagógica para implementar essa prática pedagógica, também conta com a presença dos games dentro dos materiais didáticos!

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