Ícone do site dfilitto

Tudo sobre a ferramenta APT-GET

Tudo sobre a ferramenta APT-GET

Em qualquer sistema operacional há a necessidade de se instalar programas para que o uso do computador faça sentido. No caso do sistema operacional Linux, o problema é que, muitas vezes, o processo de instalação de um programa é muito trabalhoso, forçando o usuário a procurar arquivos indispensáveis para a instalação do software (dependências) ou a editar scripts.

Para poder lidar com problemas relacionados a instalação de software no sistema operacional Linux, várias distribuições adotaram o conceito de pacotes.

Mas o que é um pacote?

Um pacote é um arquivo compactado que contém a mesma estrutura de pastas e arquivos que seria criada ao instalar um programa manualmente em uma distribuição Linux. Ao instalar o pacote, os arquivos são descompactados no diretório raiz, fazendo com que todos os arquivos sejam colocados nos diretórios corretos. Ao desinstalar o pacote, os arquivos são removidos, deixando o sistema da forma como estava inicialmente.

Existem basicamente três formatos de pacotes diferentes:

Não existe nada de fundamentalmente diferente entre os três formatos e é inclusive possível transformar um pacote .rpm em um pacote .deb. Entretanto, devido às diferenças que existem entre uma distribuição e outra, não existe garantia de que ao converter um pacote .rpm para .deb o mesmo funcionará no Debian ou suas derivadas.

Ferramenta de instalação e gerenciamento de pacotes apt-get

Para a distribuição Debian Linux e suas derivadas, foi desenvolvido a ferramenta APT (Advanced Packaging Tool), uma ferramenta voltada para instalar, remover, atualizar pacotes (e suas dependências) e descobrir nomes de arquivos. Ele permite resolver problema de dependência de programas sem que se precise ficar instalando pacote por pacote.

Além da ferramenta apt-get, é possível utilizar outras ferramentas para instalação e gerenciamento de pacotes, como por exemplo o synaptic, aptitude, wajig, etc.

Onde a ferramenta apt-get localiza os programas para instalação?

Quando o apt-get é utilizado no Linux, o comando consulta um arquivo denominado sources.list, geralmente disponível no diretório /etc/apt/. Esse arquivo informa onde estão os locais (repositórios) nos quais ele obterá os pacotes requisitados pelo usuário.

Pelo arquivo /etc/apt/sources.list o APT sabe onde procurar os pacotes solicitados. O problema é que ele precisa conhecer o que está instalado no sistema operacional para saber exatamente o que procurar. Se não tiver essas informações, o APT não saberá que um determinado pacote essencial a um programa não está instalado e não providenciará sua instalação.

Para lidar com essa situação, o APT utiliza um banco de dados próprio e o compara aos repositórios registrados no sources.list para saber quando um pacote está atualizado ou quando há uma nova versão de um determinado aplicativo. Para que ele atualize sua lista de pacotes basta digitar o comando  apt-get update no terninal.

Como utilizar a ferramenta apt-get

A lista a seguir representa os principais comandos existentes na ferramenta apt-get. Por meio desses comandos é possível instalar um pacote, remover um pacote,  etc.

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Fontes:

 

Sair da versão mobile