即使在明確患有的是心因性勃起障礙,需要正確的心理健康治療才能根治問題,仍是無可奈何地依靠服用犀利士、威而鋼等ED藥物。因為心理疾病難以完全治愈,一定條件下可從新觸發。

Desenvolvimento Desenvolvimento Mobile Desenvolvimento Web Dicas e Tutoriais

O que é MVC (Model-View-Controller)

photography of person typing
Photo by Christina Morillo on Pexels.com

O post O que é MVC (Model-View-Controller) proporciona um fácil entendimento sobre o padrão de desenvolvimento MVC e como o mesmo funciona.

O que é MVC (Model-View-Controller)

O MVC, acrônimo de Model-View-Controller , é um padrão de projeto de software focado no reuso de código e a separação de conceitos em três camadas: a camada de interação do usuário (view), a camada de manipulação dos dados (model) e a camada de controle (controller).

Com o MVC, é possível separar o código relativo à interface do usuário das regras de negócio, o que sem dúvida traz muitas vantagens que veremos mais à frente.

Quais os papéis de cada camada?

Cada uma das camadas no modelo MVC apresenta geralmente as seguintes responsabilidades:

● Model A responsabilidade dos models é representar o negócio. Também é responsável pelo acesso e manipulação dos dados na sua aplicação.

● View A view é responsável pela interface que será apresentada, mostrando as informações do model para o usuário.

● Controller É a camada de controle, responsável por ligar o model e a view, fazendo com que os models possam ser repassados para as views e vice-versa.

Vamos a um exemplo…

Vamos utilizar o exemplo de uma página web, onde o usuário pode realizar o cadastro de clientes. Neste caso, provavelmente você teria uma classe chamada cliente.php que contém as informações do cliente que você deseja guardar (como nome, endereço, cidade, etc.). Essa classe seria o seu model.

Aqui, ainda poderíamos acoplar aspectos de manipulação de bancos de dados, concentrando nesta estrutura os métodos para inserir, alterar, excluir e listar os clientes a partir de uma tabela em um banco de dados.

A página HTML seria nossa view, que mostraria, por exemplo, a lista de usuários cadastrados ou mesmo o próprio formulário para cadastro de novos usuários.

O controller faz o meio de campo entre o model e a view. Ele é necessário porque as estruturas presentes com view não deveriam acessar diretamente os models, já que isso poderia criar um acoplamento entre as estruturas de apresentação e definição de negócio: é necessária uma estrutura intermediária para fazer essa ligação.

E aqui entra o controller, que age como uma ponte entre os dois. Você pode ter uma classe dentro do seu projeto PHP para fazer o papel de um controller, realizando a ligação entre models e views.

O MVC e sua importância

Não dá para falar do MVC sem citar a importância que ele traz em meio ao desenvolvimento de software.

Uma dessas vantagens é que ele nos ajuda a deixar o código mais manutenível, ou seja, mais fácil de fazer manutenção, já que temos as responsabilidades devidamente separadas. Isso também traz uma facilidade na compreensão do código, além da sua reutilização.

Além disso, você tem um código mais testável, pois ele é mais granular: se você tem uma aplicação onde, por exemplo, na página de listagem de usuários, o nome do usuário está sendo cortado ou não está sendo exibido da maneira correta, é muito mais fácil você fazer um teste que atinja somente as estruturas de views.

Aqui, podemos ver claramente que você tem um problema de apresentação: os models não são responsáveis por aspectos de apresentação, assim como os controllers também não são… Veja que é até mais fácil de identificar que o problema está na view. Por isso, você consegue corrigir somente a view e testá-la de maneira isolada.

Um segundo exemplo seria se você tivesse um problema de validação ou uma informação de um campo que o usuário está preenchendo na view e não está chegando no banco de dados: não é a view que envia coisas para o banco de dados, assim como também não é o model que é responsável por esse papel (aliás, o model pode até enviar coisas para o banco de dados, mas essas informações são repassadas por outras estruturas anteriores).

Então, podemos chegar à conclusão de que o problema é no controller. Sendo assim, você consegue trabalhar somente no controller, sabendo que as alterações provavelmente não irão impactar nas views e nos models. Além disso, você conseguirá realizar testes de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

Considerações finais…

Por conta dessas facilidades que o MVC oferece, ele passou a ser adotado por diversos frameworks. Além disso, o MVC pode ser utilizado em diversos tipos de projetos, se tornando muito popular no desenvolvimento web, embora você também pode criar uma aplicação MVC para outras plataformas, como desktop ou mobile.

Caso você tenha dúvida se pode utilizar o MVC em qualquer linguagem de programação, a resposta é sim: isso porque o MVC não é um conceito de linguagem de programação, e sim um conceito de arquitetura. Você não tem uma linguagem que suporte isso ou não: basta você seguir os princípios da arquitetura, que estão mais focados em separar as responsabilidades das coisas do que na tecnologia em si.

É importante que todo desenvolvedor tenha conhecimento sobre o MVC, pois ele é amplamente utilizado e difundido pelo mercado. Também é interessante conhecer outros patterns baseados no MVC e que são utilizados com frequência no mercado, como o MVVM e o MVP.

Material retirado de:

Super dicas

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Aprenda a criar seus próprios jogos

Cursos em promoção

Cursos em destaque

Quer aprender a programar?

Aprenda a criar seus próprios jogos com os melhores desenvolvedores