即使在明確患有的是心因性勃起障礙,需要正確的心理健康治療才能根治問題,仍是無可奈何地依靠服用犀利士、威而鋼等ED藥物。因為心理疾病難以完全治愈,一定條件下可從新觸發。

Dicas e Tutoriais Ferramentas

Storytelling: A arte de contar histórias

woman reading book to toddler
Photo by Lina Kivaka on Pexels.com

O post Storytelling: A arte de contar histórias explica o que é Storytelling e descreve suas principais características e indica softwares para utilizar na construção de Storytelling.

Storytelling: A arte de contar histórias

Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e na publicidade

Principais elementos do Storytelling

De acordo com Rock Content, comunidade especializada em criação de conteúdo, os elementos principais do Storytelling são: Mensagem, ambiente, personagem e conflito. E isso vale para todo tipo de história – como comerciais, filmes, séries – não necessariamente um livro.

1- Mensagem

Existem aí dois aspectos importantes. A mensagem a ser transmitida e a forma como ela é apresentada. Igualmente esses dois lados da mesma moeda devem caminhar juntos, senão um enfraquece o outro e o objetivo do escritor não é alcançado.

2- Ambiente

Independente do tipo de Storytelling que você quer contar, ele precisa acontecer num lugar, num cenário, num tempo, num espaço. E uma boa ambientação é essencial para envolver o leitor. Mas não necessariamente precisa ser descrito nos detalhes e com muita exatidão. Descrição demais ou de menos não contribui para um bom Storytelling.

3- Personagem

Aqui nem é preciso falar muito: O personagem – principalmente o protagonista – é importantíssimo para uma história bem contada. Ele é quem percorre uma jornada e passa por transformações ao longo dela, no que é conhecida como “jornada do herói (e vamos falar sobre isso especificamente no próximo artigo aqui no blog). Por isso, crie alguém com quem o leitor se envolva e queria saber seus próximos passos.

4- Conflito

Esse elemento está atrelado ao acima, do personagem. Você já percebeu que uma história sem conflito, complicações ou plot twists parece sem graça? Isso porque o desafio é necessário para manter o interesse do leitor. Se ele for um conflito muito fácil de ser resolvido, não desperta conexão. Mas ele precisa ser algo elaborado, interessante e, se possível diferente e criativo. Nesse caso não há problemas em usar clichês, desde que eles sejam bem escritos e que gerem identificação no leitor. Então, lembre-se que é algo que exige a transformação do personagem para que seja superado, no sentido de que ele seja uma pessoa melhor – ou pior – do que começou.

Esses parecem elementos simples, mas muitas vezes nos esquecemos desses quatro conceitos básicos do Storytelling. O vídeo apresenta de maneira clara o que é Storytelling e apresenta como criar um Storytelling em três passos.

Ferramentas para criar Storytelling

1. PIXTON: Já pensou poder criar quadrinhos de forma fácil e rápida? O Pixton permite que você faça isso com ferramentas simples e intuitivas.

2. SCRIBBLE PRESS: Com o Scrible Press, é possível contar a sua história com imagens e fotos gratuitamente.

3. UTELLSTORY: O UTellStory é uma plataforma online que permite contar e compartilhar histórias com fotos, vídeos, áudio e animações.

4. MEOGRAPH: O Meograph é um dos sites mais conhecidos para a criação de histórias próprias. Utilize os recursos que o site oferece e compartilhe a sua criação com seus amigos.

5. CHOGGER: Utilize o Chogger para criar os seus próprios quadrinhos.

6. ZOOBURST: Sabe aqueles livros em que, quando você abre as páginas, os objetos “pulam” da folha? O ZooBurstpermite que você crie livros desse tipo no ambiente virtual.

7. VOICETHREAD: Com o VoiceThread, você poderá fazer uma gravação junto a quantas pessoas quiser e compartilhar esse conteúdo em diversos sites. Além disso, cada gravação pode receber comentários em formato de vídeo, imagem, áudio e texto.

8. STORYKIT: O StoryKit permite que você faça um conteúdo interativo com facilidade e rapidez. Você só precisa ter uma boa história, criatividade e pronto! Suas histórias terá imagens, sons e animações para melhorar ainda mais a experiência de storytelling.

9. LITTLE BIRD TALES: Se você quer instigar a criatividade dos seus filhos e crianças, com o Little Bird isso é possível. Grave a voz da criança contando uma história, adicione um vídeo com imagens e sons e rapidamente a sua história fica pronta.

10. PUPPET PALS HD: Crie uma apresentação com animação e áudio de forma fácil e rápida. Com o Puppet Pals, você escolhe os personagens da história e grava a sua voz por cima. É uma ótima ferramenta para liberar a sua imaginação e dar vida às histórias que estão na sua mente.

11. STORYBIRD: Quer criar uma história rapidamente? Isso será possível com o Storybird, que pode ajudá-lo com isso. Além disso, com a ferramenta fica fácil compartilhar e salvar as suas criações.

12. SONICPICS: Fez uma viagem e quer contar como foi? Utilize o SonicPics para isso. Com ele, você pode organizar imagens e fazer gravações narrando em cima delas.

13. COMIC LIFE: Se você sempre quis ser um escritor de histórias em quadrinho, isso se torna possível com o Comic Life. O aplicativo permite que você utilize fotos e imagens do seu próprio celular para criar as histórias.

14. STORYBOARD COMPOSER: O StoryBoard Composer é um aplicativo para iPad em que é possível visualizar storyboards e protótipos de histórias. Esse aplicativo é mais utilizado por profissionais da área cinematográfica, mas é possível aproveitá-lo para realizar trabalhos comuns.

15. SLICKFLICK: Utilize as fotos do seu celular para criar vídeos e animações! Conte a sua história de maneira fácil e compartilhe com os seus amigos por meio do SlickFlick.

16. 30HANDS: 30hands é um aplicativo colaborativo em que várias pessoas podem juntas escrever juntas e criar histórias com imagens, textos, áudio e animações.

17. STRIP DESIGNER: Com o Strip Designer, impressione os seus amigos criando suas próprias histórias em formato de histórias em quadrinho.

18. SOCK PUPPETS: Já pensou em criar uma história com meias? Isso mesmo: o Sock Puppets permite que você crie uma história como se fossem meias na sua mão, que nem quando você era criança.

Fonte: TalentNetwork e Editora Albatroz

Super dicas

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Aprenda a criar seus próprios jogos

Cursos em promoção

Cursos em destaque

Quer aprender a programar?

Aprenda a criar seus próprios jogos com os melhores desenvolvedores