O post Tipos de serviços de nuvem descreve as três categorias principais de serviços de nuvem. O IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e o SaaS (software como serviço).
Tipos de serviços de nuvem
IaaS (infraestrutura como serviço)
A infraestrutura como serviço é a categoria mais flexível dos serviços de nuvem. Ela tem como objetivo oferecer controle total sobre o hardware que executa o aplicativo [servidores de infraestrutura de TI e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais]. Com a IaaS, você aluga hardware em vez de comprá-lo. Trata-se de uma infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerenciada pela Internet.
A IaaS geralmente é usada nos seguintes cenários:
- Cargas de trabalho em migração. Normalmente, os recursos de IaaS são gerenciados da mesma forma que a infraestrutura local e fornecem um caminho de migração fácil para mover aplicativos existentes para a nuvem.
- Teste e desenvolvimento. As equipes podem configurar e desmontar rapidamente ambientes de teste e desenvolvimento, entregando novos aplicativos ao mercado com mais rapidez. A IaaS torna o desenvolvimento em escala e os ambientes de teste mais rápidos e econômicos.
- Armazenamento, backup e recuperação. As organizações evitam o gasto de capital e a complexidade do gerenciamento de armazenamento, que normalmente exige uma equipe experiente para gerenciar dados e atender aos requisitos legais e de conformidade. A IaaS é útil para gerenciar demandas imprevisíveis e necessidades de armazenamento com crescimento constante. A IaaS também pode simplificar o planejamento e o gerenciamento de sistemas de backup e recuperação.
PaaS (plataforma como serviço)
O PaaS fornece um ambiente para criação, teste e implantação de aplicativos de software. A meta da PaaS é ajudar você a criar um aplicativo rapidamente sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente. Por exemplo, ao implantar um aplicativo Web usando o PaaS, você não precisa instalar um sistema operacional, um servidor Web e nem mesmo as atualizações do sistema.
O PaaS é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem que as organizações forneçam tudo, desde aplicativos simples baseados em nuvem até aplicativos empresariais sofisticados habilitados para a nuvem. Os recursos são comprados de um provedor de serviços de nuvem no modelo pago conforme o uso e acessados por uma conexão segura com a Internet.
O PaaS geralmente é usado nos seguintes cenários:
- Estrutura de desenvolvimento. O PaaS fornece uma estrutura que os desenvolvedores podem usar como base para desenvolver ou personalizar aplicativos baseados em nuvem. Assim como uma macro do Microsoft Excel, o PaaS permite que os desenvolvedores criem aplicativos, usando componentes internos de software. São incluídos recursos de nuvem, como escalabilidade, alta disponibilidade e a funcionalidade de multilocatário, reduzindo a quantidade de codificação que os desenvolvedores precisam realizar.
- Análise ou business intelligence. As ferramentas fornecidas como serviço com o PaaS permitem que as organizações analisem e minerem seus dados. Elas podem encontrar insights e padrões e prever resultados para melhorar as decisões de negócios, como previsão, design de produto e retornos sobre o investimento.
SaaS (software como serviço)
SaaS é um software que é hospedado e gerenciado centralmente para o cliente final. Geralmente, ele se baseia em uma arquitetura em que uma versão do aplicativo é usada para todos os clientes e licenciada por meio de uma assinatura mensal ou anual. Office 365, Skype e Dynamics CRM Online são exemplos perfeitos de software SaaS.
Custo e propriedade
IaaS | PaaS | SaaS | |
---|---|---|---|
Custos antecipados | Não há custos antecipados. Os usuários pagam apenas pelo que consomem. | Não há custos antecipados. Os usuários pagam apenas pelo que consomem. | Não há custos antecipados para os usuários. Eles pagam uma assinatura, normalmente mensal ou anual. |
Propriedade do usuário | O usuário é responsável por comprar, instalar, configurar e gerenciar os próprios softwares, sistemas operacionais, middlewares e aplicativos. | O usuário é responsável pelo desenvolvimento dos próprios aplicativos. No entanto, ele não é responsável por gerenciar o servidor nem a infraestrutura. Isso permite que o usuário se concentre no aplicativo ou na carga de trabalho que deseja executar. | Os usuários apenas usam o software de aplicativo. Eles não são responsáveis por nenhuma manutenção ou gerenciamento desse software. |
Propriedade do provedor de nuvem | O provedor de nuvem é responsável por garantir que a infraestrutura de nuvem subjacente (como máquinas virtuais, armazenamento e rede) esteja disponível para o usuário. | O provedor de nuvem é responsável pelo gerenciamento do sistema operacional, pela rede e pela configuração do serviço. Os provedores de nuvem geralmente são responsáveis por tudo, exceto pelo aplicativo que o usuário deseja executar. Eles fornecem uma plataforma gerenciada completa na qual um aplicativo é executado. | O provedor de nuvem é responsável pelo provisionamento, gerenciamento e manutenção do software de aplicativo. |
Responsabilidades de gerenciamento
Uma coisa que deve ser compreendida é que essas categorias são camadas sobrepostas. Por exemplo, o PaaS adiciona uma camada sobre a IaaS, fornecendo um nível de abstração. A abstração tem a vantagem de ocultar os detalhes com os quais você talvez não se preocupe, para que possa começar a codificar mais rapidamente. No entanto, um aspecto da abstração é que se tem menos controle sobre o hardware subjacente. A ilustração a seguir mostra uma lista de recursos que você gerencia e que seu provedor de serviços gerencia em cada categoria de serviço de nuvem.
- A IaaS requer o máximo de gerenciamento do usuário entre todos os serviços de nuvem. O usuário é responsável por gerenciar os sistemas operacionais, os dados e os aplicativos.
- O PaaS requer menos gerenciamento do usuário. O provedor de nuvem gerencia os sistemas operacionais e o usuário é responsável pelos aplicativos e dados que executa e armazena.
- O SaaS requer o mínimo de gerenciamento. O provedor de nuvem é responsável por gerenciar tudo, e o usuário final apenas usa o software.
Dicas
Visite a nossa área de cursos ou acesse o nosso canal no YouTube para aprender mais sobre Python, Java, C#, Javascript, Xamarin Forms, Android Studio e muito mais.
Se inscreva em nosso grupo de estudos para compartilhar seus conhecimentos e interagir com a comunidade de desenvolvedores.
Foto de capa retirada de Negócio vetor criado por studiogstock – br.freepik.com
Texto retirado de Microsoft Learn