O CIDR é uma sigla para Classes Inter-Domain Routing, e ele é considerado um método para repartir os endereços IP e para rotear.
Foi em 1993 que o CIDR foi introduzido pela Internet Engineering Task Force, e desde então esse método tem sido utilizado para substituir a arquitetura anterior que endereçava as redes.
Sua principal função era de desacelerar o crescimento das tabelas que continham os roteamentos dos roteadores na rede. Desta forma, foi possível auxiliar a desacelerar a rapidez com que os endereços IPv4 estava alcançando.
O que é um endereço IP?
Um endereço IP é formado por dois grupos de bits: o primeiro são os bits considerados mais significativos, ou seja, são os prefixos da rede. Estes identificam uma rede ou uma sub-rede.
O segundo grupo é formado pelos bits menos significativos, e eles identificam os hosts, ou seja, o responsável por especificar uma interface que é totalmente particular na rede.
A partir dessa divisão, é possível começar de uma base e então rotear o tráfego entre as redes IP e criar políticas para alocar os endereços.
Notação do CIDR
O CIDR possui uma notação que é extremamente compacta e que identifica o endereço IP e qual o seu prefixo de roteamento que está associado.
Sua notação é construída através de um endereço IP, uma barra (/) e, por último, um número decimal.
O número final será composto pela contagem dos bits 1 iniciais que está na máscara de roteamento, e esse número normalmente é conhecido como a máscara de rede.
A notação sempre representa o endereço IP de acordo com as normas e com os padrões definidos para o IPv4 e o IPv6.
Fonte: dataRain
Leituras recomendadas:
Super dicas
Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.
Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.
Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.
Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.