即使在明確患有的是心因性勃起障礙,需要正確的心理健康治療才能根治問題,仍是無可奈何地依靠服用犀利士、威而鋼等ED藥物。因為心理疾病難以完全治愈,一定條件下可從新觸發。

C# Desenvolvimento

Exception (exceções) no C#

O post Exception (exceções) no C# tem como objetivo explicar o que é Exception e como utiliza-la como um recurso valioso para a validação e interação com o usuário no momento em que ocorre um erro de programação em tempo de execução.

Exception (exceções) no C#

Muitas coisas podem dar errado quando um aplicativo é executado. Alguns erros podem ocorrer devido a falhas na lógica da aplicação e outros devido a condições fora do controle da mesma. Por exemplo, a aplicação não pode garantir que um arquivo existe no sistema de arquivos ou que um banco de dados necessário esteja online. Quando criamos um aplicativo, deve-se considerar uma forma de garantir que o mesmo funcione normalmente, mesmo quando haja problemas. É comum a prática de simplesmente verificar os valores de retorno dos métodos para garantir que eles tenham executado corretamente, no entanto, esta metodologia nem sempre é suficiente para lidar com todos os erros que podem ocorrer, pois:

  • Nem todos os métodos retornam um valor.
  • Quando se é necessário saber por que a chamada de método falhou, não só que ele falhou.
  • Erros inesperados, como a falta de memória não pode ser tratado desta forma.
O Framework .NET utiliza exception (exceção) para ajudar a superar esses problemas. Uma exceção é uma indicação de um erro ou uma condição excepcional. Por meio do exception é possível lançar uma exceção quando se detecta que algo inesperado aconteceu, por exemplo, a aplicação tenta abrir um arquivo que não existe.

Tipos de exceções

Quando ocorre uma exceção, é útil incluir informações sobre o que ocasionou a exceção, de modo que o método que manipula a exceção possa tomar a ação corretiva apropriada. No Framework .NET, as exceções são definidas na classe Exception. Quando um método lança uma exceção, ele cria um objeto do tipo Exception, preenchendo-o com informações sobre a causa do erro. O objeto do tipo Exception é então passado para o código que manipula a exceção.
Exception Class Namespace Descrição
Exception System Representa qualquer exceção que é gerada durante a execução de um aplicativo.
SystemException System Representa todas as exceções levantadas pelo CLR. A classe SystemException é a classe base para todas as classes de exceção no namespace System.
ApplicationException System Representa todas as exceções não fatais levantados por aplicações e não pela CLR.
NullReferenceException System Representa uma exceção que é causado ao tentar usar um objeto que é nulo.
FileNotFoundException System.IO Representa uma exceção causada quando um arquivo não existe.
SerializationException System.Runtime.Serialization Representa uma exceção que ocorre durante o processo de serialização ou desserialização.

 

O comando try/catch é utilizado no tratamento das exceções que podem ocorrer em sua aplicação. No bloco do try é colocado todo o código fonte que irá realizar uma tarefa em sua aplicação e dentro do bloco do comando cath é colocado o código fonte responsável por tratar os erros que podem ocorrem ao se executar os comandos presentes dentro do bloco de comando do try. Exemplo:

try
{
comandos…
}
catch (NullReferenceException ex)
{
//caso ocorra alguma exceção de objetos nulos dentro do try,
//é criado um objeto do tipo NullReferenceException denominado ex,
//acessando as propriedades de ex é possível visualizar o número do erro e a mensagem do erro
MessageBox.Show(ex.Message);
}
catch(Exception ex)
{
//caso ocorra qualquer outro tipo de exceção que não seja de objetos nulos dentro do try,
//é criado um objeto do tipo Exception denominado ex,
//acessando as propriedades de ex é possível visualizar o número do erro e a mensagem do erro
MessageBox.Show(ex.Message);
}

 

Criando e disparando exceções

Também é possível criar um objeto de qualquer tipo de exceção e disparar a execução da mesma. Exemplo:

var ex = new NullReferenceException(“O parâmetro é nulo”); //cria o objeto
throw ex; //dispara a execução da exceção

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Aprenda a criar seus próprios jogos

Cursos em promoção

Cursos em destaque

Quer aprender a programar?

Aprenda a criar seus próprios jogos com os melhores desenvolvedores