O post apresenta uma Lista de Exercícios de Programação Orientada a Objetos em C# para quem esta iniciando na programação.
Lista de Exercícios de Programação Orientada a Objetos em C# – 1 Parte
Exercício Maior Idade
Implemente um programa no qual o usuário deverá informar o nome e a idade de três pessoas. O programa deverá informar o nome da pessoa que possuir a maior idade.
Regras que deverão ser seguidas para a implementação do algoritmo:
- É obrigatório o uso de classe para representar uma pessoa e a mesma deverá possuir como propriedades (características) um nome e uma idade.
- A classe também deverá possuir um método chamado ExibirDados. Esse método deverá exibir o nome e a idade da pessoa em questão.
- Ao implementar a classe é obrigatório implementar dois construtores (Sobrecarga), um que não recebe parâmetro algum e outro que irá receber o nome e a idade de uma pessoa.
Resposta
Exercício controle de animais
Crie um algoritmo/programa no qual o usuário deverá informar o nome e o tipo de cinco animais de estimação. O programa deverá exibir na tela para o usuário quantos Cachorros, Gatos e peixes foram informados.
Regras que deverão ser seguidas para a implementação do algoritmo:
- Os únicos tipos de animais válidos são Cachorro, Gato, Peixe.
- Caso seja informado um tipo diferente o programa deverá definir o tipo do animal como Peixe.
- É obrigatório criar uma classe para representar o Animal.
- A classe deverá possuir dois dados privados (propriedades) para representar as características do animal.
- A classe deverá possuir métodos de acesso para permitir que o usuário armazene/leia os dados dos dois dados privados (propriedades).
Resposta
Exercício área de um retângulo
Crie um programa que exiba para o usuário qual é a área de um retângulo. Para implementar esse programa você deverá seguir as seguintes regras:
- O usuário deverá informar para o programa o valor da base e altura do retângulo/quadrado.
- É obrigatório criar/utilizar uma classe para representar o retângulo/quadrado.
- A base e a altura informada pelo usuário deveram ser representadas na classe como propriedades.
- O objeto deverá possuir uma propriedade para exibir o valor da área do retângulo/quadrado
- O objeto deverá possuir um método que exiba os dados de todas as suas propriedades.
Resposta
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