O post Introdução à lógica de Programação Orientada a Objetos utilizando a ferramenta Alice faz parte do curso Introdução à lógica de Programação Orientada a Objetos utilizando a ferramenta Alice. O curso tem como objetivo explicar os principais conceitos da programação orientada a objetos utilizando a ferramenta de programação 3D Alice. O curso também abordará as principais funcionalidades da ferramenta Alice.
O curso abordará os seguintes tópicos:
- Introdução
- Posicionamento de objetos
- Procedimentos e Argumentos
- Rotação e Randomização
- Procedimentos
- Controle de Uso
- Funções
- Estruturas de controlo (“se” e “enquanto”)
- Expressões
- Variáveis
- Controles de teclado
- Desenvolvimento de uma animação completa
- Variáveis de Java, tipos de dados e expressões com ferramentas do Alice 3
- Métodos de Java, classes e outras estruturas com ferramentas do Alice 3
Mas antes de tudo. O que é e para que serve a ferramenta Alice?
Alice é um ambiente de programação 3D inovadora que faz com que seja fácil criar uma animação para contar uma história, jogar um jogo interativo, ou um vídeo para compartilhar na web. Alice é uma ferramenta de ensino disponíveis gratuitamente projetado para ser a primeira exposição da programação orientada a objetos para um estudante. Ela possibilita o aprendizado dos conceitos fundamentais da programação no contexto da criação de filmes animados e videogames simples.
Você usará o Alice 3 e sua imaginação para criar um mundo virtual formado pelos seguintes objetos 3D:
- Cenários: os objetos que permanecerão parados em sua animação (uma árvore, pedras ou um prédio).
- Atores: os objetos que se moverão em sua animação (pessoas, animais ou veículos).
- Modelo em Segundo Plano: um segundo plano no qual você coloca o cenário e os objetos do ator.
Para fazer o download da ferramenta acesse o site http://www.alice.org
Introdução à lógica de Programação Orientada a Objetos utilizando a ferramenta Alice – Parte 1
01 – Apresentação do Curso
A aula apresenta o curso voltado para o aprendizado da lógica de programação orientada a objetos. O vídeo também demonstra onde encontrar a ferramenta Alice para download.
02 – Conceitos Básicos
A aula demonstra como inserir objetos no mundo, como posicioná-los e como implementar a primeira ação do objeto
03 – Adicionar, posicionar e movimentar objetos
A aula demonstra como Adicionar, posicionar e movimentar objetos. A aula também cria a primeira animação relacionada a movimentação do personagem
04 – Exercício – Primeira animação utilizando os métodos dos objetos
A aula demonstra como Adicionar, posicionar e movimentar objetos. A aula também cria a primeira animação utilizando os procedimentos e métodos dos objetos
05 – Criando um método para uma classe
A aula demonstra como criar um método para uma classe e como movimentar partes de um dado objeto
06 – Variáveis e funções – Parte 1
A aula demonstra como trabalhar com variáveis e funções
07 – Variáveis e funções – Parte 2
A aula demonstra como trabalhar com variáveis e funções
08 – Como utilizar controles do teclado
A aula demonstra como utilizar os controles do teclado para movimentar os objetos em cena.
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