O post Desenvolvendo um sistema de controle de estoque – Parte 1 tem como objetivo ensinar o internauta a criar um sistema de controle de estoque utilizando a linguagem de programação C#, a ferramenta de desenvolvimento Visual Studio e o Banco de dados SQL Server. O sistema será desenvolvido utilizando o conceito de camadas (Três camadas) e terá cadastro de clientes, fornecedores, categorias, subcategorias, produtos, tipo de pagamento, unidade de medida, compra, venda, rotinas de backup e relatórios.
01 – Criando o Banco de dados no SQL Server e o projeto no Visual Studio
A aula 01 tem como objetivo criar o banco de dados no Sql Server e criar a solução (projeto) no Visual Studio.
Atenção: Ao criar o projeto BLL o correto é BLL e não BBL
02 – Criando a classe ModeloCategoria e a classe DadosDaConexao
A aula 02 tem como objetivo criar a classe ModeloCategoria e a classe DadosDaConexao.
A classe ModeloCategoria irá representar a tabela de categoria em nosso sistema e a classe DadosDaConexão irá representar os dados da conexão com o banco de dados, como por exemplo: servidor, login, senha e nome do banco.
03 – Criando a classe DALConexao e a classe DALCategoria
A aula 03 demonstra como criar a classe DALConexao e a classe DALCategoria.
A classe DALConexao é responsável por estabelecer uma conexão com o banco de dados Sql Server. Para isso é utilizado os dados da classe DadosDaConexao. A classe DALCategoria é responsável por realizar as operações de insert, update, delete e select na tabela de categoria. A classe também possui outros métodos que são utilizados pelo sistema.
04 – Finalizando a classe DALCategoria
A aula 04 finaliza a implementação da classe DALCategoria.
05 – Criando a classe BLLCategoria
A aula 05 implementa a classe BLLCategoria que tem.
A classe BLLCategoria tem como objetivo tratar a regra de negócio, isto é, validar quais campos devem estar preenchidos e realizar outras alterações nos dados conforme solicitação da empresa.
06 – Criando o formulário modelo de cadastro – parte 1
A aula 06 implementa um modelo de formulário que será utilizado em todas as telas de cadastro do controle de estoque.
07 – Criando o formulário modelo de cadastro – parte 2
A aula 06 implementa um modelo de formulário que será utilizado em todas as telas de cadastro do controle de estoque.
08 – Criando o formulário de cadastro de categoria – parte 1
A aula 08 implementa o formulário de cadastro de categoria. Esse formulário utiliza como classe pai a classe do formulário modelo implementado nas aulas passadas. O fomulário de cadastro de categoria irá cadastrar, excluir, localizar e alterar uma categoria.
09 – Criando o formulário de cadastro de categoria – parte 2 e formulário de consulta de categoria
A aula 09 continua com a implementação do formulário de cadastro de categoria e inicia a implementação do formulário de consulta categoria. O formulário de consulta categoria lista todas as categorias encontradas no banco de dados.
10 – Criando o formulário de consulta de categoria parte 2
A aula 10 continua com a implementação do formulário de consulta categoria. O formulário de consulta categoria lista todas as categorias encontradas no banco de dados.
11 – Implementando o formulário de cadastro de categoria parte 2
A aula 11 continua com a implementação do formulário de cadastro categoria. Agora que o formulário de consulta categoria esta pronto podemos implementar o restante das ações como por exemplo, a ação de editar uma categoria carregada por meio do localizar.
12 – Implementando a classe modelo SubCategoria
A aula 12 implementa a classe modelo SubCategoria que é responsável por representar os dados da tabela de SubCategoria em nosso sistema de controle de estoque.
13 – Implementando a classe DALL SubCategoria
A aula 13 implementa a classe DALSubCategoria que é responsável por gravar e coletar as informações da tabela de SubCategoria.
14 – Implementando a classe BLL SubCategoria
A aula 14 implementa a classe BLLSubCategoria para tratar as regras de negócio relacionadas com as SubCategorias.
15 – Implementando o formulário de Cadastro SubCategoria – parte 1
A aula 15 implementa o formulário de Cadastro SubCategoria. Opção salvar, cancelar e inserir.
16 – Implementando o formulário de Cadastro SubCategoria – parte 2
A aula 16 continua com a implementação do formulário de Cadastro SubCategoria.
17 – Implementação do formulário de consulta SubCategoria
A aula 17 Implementa o formulário de Consulta SubCategoria e finaliza o formulário de Cadastro SubCategoria (parte 3).
18 – Melhorando o formulário de consulta SubCategoria
A aula 18 atualiza o método localizar das classes DALSubCategoria e BLLSubcategoria para alterar a visualização das categorias no formulário de consulta.
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).
Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br
Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr
Aprenda a criar seus próprios jogos com os melhores desenvolvedores
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.