Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.
Exercícios em Java – Jogo de dados (Acerte o número seis)
Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá jogar um dado dez vezes. Caso o mesmo acerte o número seis até a décima jogada exiba uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador não consiga obter o número seis em suas jogadas exiba uma mensagem de consolo para o jogador.
Regras para implementar o projeto:
- O projeto deve ser implementado em modo texto;
- Deverá ser criado uma classe denominada Dado que representará o dado. A classe deverá possuir a propriedade número (permitir apenas valores entre 1 e 6), um construtor que inicio a propriedade número com o valor 1 e um método JogarDado que terá como objetivo simular o ato de jogar um dado (o valor obtido deverá ser armazenado na variável número.
Resposta do exercício
Classe dado
package pooexercicio1; import java.util.Random; public class Dado { private int numero; public Dado(){ this.setNumero(1); } public int getNumero() { return numero; } public void setNumero(int numero) { if(numero > 0 && numero < 7){ this.numero = numero; }else{ this.numero = 1; } } public void JogarDado(){ Random gerador = new Random(); this.setNumero(gerador.nextInt(6)+1); } }
Programa Principal
package pooexercicio1; import java.util.Scanner; public class POOExercicio1 { public static void main(String[] args) { // TODO code application logic here Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in); Dado dado = new Dado(); int count = 0; boolean acertou = false; //n = Integer.parseInt(userInputScanner.nextLine()); String entrada; System.out.println("Jogo do dado"); System.out.print("Teste sua sorte e descubra em quantas jogadas você consegue tirar o número 6"); System.out.println("O jogo termina quando você Tirar o número seis ou atingir 10 tentativas"); while(count < 10 && acertou == false){ System.out.println("Tentativa de número: "+count); System.out.print("Escreva 'jogar' para tentar: "); entrada = userInputScanner.nextLine(); if("jogar".equalsIgnoreCase(entrada)){ count++; dado.JogarDado(); System.out.println("Você tirou: "+dado.getNumero()); if (dado.getNumero() == 6){ acertou = true; } } } if (acertou == true){ System.out.println("Parabens!!!! Você acertou em "+count+" jogadas"); }else{ System.out.println("Que pena!!!!! Tente novamente"); } } }
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.