Uma das coisas mais difíceis na hora de se tornar um desenvolvedor de software é aprender lógica de programação, isto é, aprender como escrever um algoritmo utilizando uma linguagem de programação.
Então por que não tornar esse processo de aprendizado mais interessante utilizando elementos dos videos games, ou melhor, gamificando o processo de ensino da lógica de programação.
No Senac de Presidente Prudente, curso de desenvolvimento Mobile, os professores Danilo Filitto e Hermilo Alves Lunas utilizaram dinâmicas, mecanismos e elementos dos vídeo games para engajar os alunos e fazer com que os mesmos se envolvessem mais no processo de aprendizado.
Atividade desenvolvida
Os docentes criaram um jogo de tabuleiro em que os grupos de alunos são representados por pinos. Para avançar no jogo os alunos devem jogar um dado para saber quantas casas vão poder andar.
Após jogar o dado, os alunos devem responder uma pergunta aleatória. Caso os alunos acertem a resposta, o grupo pode andar com a peça no tabuleiro, o grupo que chegar no final do tabuleiro ganha.
Resultados obtidos
A atividade desenvolvida estimulou o engajamento individual e coletivo dos alunos fazendo com que os mesmos conseguissem desenvolver os conceitos vistos em sala de uma maneira muito mais fácil e divertida.