O post Estrutura de dados – PILHA tem como objetivo conceituar e exemplificar a estrutura de dados do tipo pilha. Para exemplificar a estrutura de dados PILHA será implementado vários exercícios utilizando a linguagem C#. Porém, os conceitos abordados no artigo poderão ser utilizados facilmente em outras linguagens de programação como C, C++, Java e PHP.
Estrutura de dados
Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.
Estrutura de dados – PILHA
Uma pilha é uma estrutura de dados que admite remoção de elementos e inserção de novos objetos. Mais especificamente, uma pilha (= stack) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo. Em outras palavras, o primeiro objeto a ser inserido na pilha é o último a ser removido. Essa política é conhecida pela sigla LIFO (= Last-In-First-Out).
01 – Representando a pilha de dados e implementando os métodos de empilhar e desempilhar
O vídeo demonstra como criar as variáveis necessárias para representar uma pilha e implementa os métodos Empilhar e Desempilhar em um aplicativo do tipo console Applications.
02 – Criando um programa em modo console para empilhar, desempilhar e exibir os dados da pilha
O vídeo demonstra como criar um programa em modo console que empilha, desempilha e mostra os dados armazenados.
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.
Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.