Quer aprender Java mas esta sem idéias. Então acompanhe a série de posts Exercícios em Java tem como objetivo demonstra uma série de exercícios em java para auxiliar todas as pessoas que estão aprendendo a linguagem.
Exercícios em Java – Jogo de dados (Acerte o número seis)
Enunciado: Implemente um projeto em java que tem como objetivo criar um game em que o jogador deverá jogar um dado dez vezes. Caso o mesmo acerte o número seis até a décima jogada exiba uma mensagem de parabéns para o jogador. Caso o jogador não consiga obter o número seis em suas jogadas exiba uma mensagem de consolo para o jogador.
Regras para implementar o projeto:
- O projeto deve ser implementado em modo texto;
- Deverá ser criado uma classe denominada Dado que representará o dado. A classe deverá possuir a propriedade número (permitir apenas valores entre 1 e 6), um construtor que inicio a propriedade número com o valor 1 e um método JogarDado que terá como objetivo simular o ato de jogar um dado (o valor obtido deverá ser armazenado na variável número.
Resposta do exercício
Classe dado
package pooexercicio1;
import java.util.Random;
public class Dado {
private int numero;
public Dado(){
this.setNumero(1);
}
public int getNumero() {
return numero;
}
public void setNumero(int numero) {
if(numero > 0 && numero < 7){
this.numero = numero;
}else{
this.numero = 1;
}
}
public void JogarDado(){
Random gerador = new Random();
this.setNumero(gerador.nextInt(6)+1);
}
}
Programa Principal
package pooexercicio1;
import java.util.Scanner;
public class POOExercicio1 {
public static void main(String[] args) {
// TODO code application logic here
Scanner userInputScanner = new Scanner(System.in);
Dado dado = new Dado();
int count = 0;
boolean acertou = false;
//n = Integer.parseInt(userInputScanner.nextLine());
String entrada;
System.out.println("Jogo do dado");
System.out.print("Teste sua sorte e descubra em quantas jogadas você consegue tirar o número 6");
System.out.println("O jogo termina quando você Tirar o número seis ou atingir 10 tentativas");
while(count < 10 && acertou == false){
System.out.println("Tentativa de número: "+count);
System.out.print("Escreva 'jogar' para tentar: ");
entrada = userInputScanner.nextLine();
if("jogar".equalsIgnoreCase(entrada)){
count++;
dado.JogarDado();
System.out.println("Você tirou: "+dado.getNumero());
if (dado.getNumero() == 6){
acertou = true;
}
}
}
if (acertou == true){
System.out.println("Parabens!!!! Você acertou em "+count+" jogadas");
}else{
System.out.println("Que pena!!!!! Tente novamente");
}
}
}
Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#. Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link.

