O post Tudo sobre Array (Vetor) tem como objetivo ensinar os conceitos de array utilizando a linguagem c#. Porem, todo o conceito visto neste post pode ser aplicado nas outras linguagens de programação, como C, C++ e Java, pois não utilizo nenhuma propriedade especifica da linguagem.
Array é uma estrutura de dados que armazena uma coleção de elementos de tal forma que cada um dos elementos possa ser identificado por, pelo menos, um índice ou uma chave. Essa estrutura de dados também é conhecida como vetor (para arranjos unidimensionais) e matriz (para arranjos bidimensionais).
Os arranjos mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no arranjo. A posição é dada por um índice.
01 – Conceitos básicos sobre array (vetor)
A vídeo aula Array-vetor-C# – parte 1 compara o array com outros tipos de variáveis. Demonstra que o array pode armazenar vários valores, explica a forma de cria-lo e a forma de acessar os valores que o mesmo armazena.
02 – O que é tamanho lógico e tamanho físico?
O vídeo Array-vetor-C# – parte 2 tem como objetivo ensinar o conceito de tamanho físico e tamanho lógico aplicado nos arrays (vetor). Para isso foi implementado um programa que calcula a media dos valores informados pelo usuário. O usuário é que irá determinar o tamanho do array (vetor).
03 – Exercício – Determinar o maior e o menor valor de um vetor
A Vídeo aula tem como objetivo reforçar os conceitos sobre vetor, tamanho lógico, tamanho físico. Para isso é implementado um programa que determina o maior e o menor valor informado pelo usuário e salvos em um vetor.
04 – Exercício – Determinar o maior e o menor valor de um vetor por meio de funções
A vídeo aula tem como objetivo reforçar os conceitos sobre vetor, tamanho lógico, tamanho físico. Para isso é implementado um programa que determina o maior e o menor valor informado pelo usuário e salvos em um vetor. Agora utilizando função.
05 – Array – C# – Inverte os valores presentes em um vetor
A vídeo aula tem como objetivo demonstrar como inverter os valores presentes em um vetor, o valor que esta na primeira posição deverá ir para a última, o valor que esta na última posição deverá vir para a primeira, e assim sucessivamente.Para assistir as próximas aulas acesse o post – Tudo sobre Array (Vetor) – Parte 2
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).
Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br
Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr
Aprenda a criar seus próprios jogos com os melhores desenvolvedores
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.